Para começar, podemos dizer que o Email Marketing é uma prática de comunicação que conecta de forma direta empresas e seu público através de um canal de comunicação usado por 53% da população mundial. Temos certeza, com base em alguns dados, que você que está lendo este conteúdo possui no mínimo uma caixa de email.
De acordo com dados do Statista, número de usuários de email ao redor do mundo em 2021 foi de 4,14 bilhões, o que representa um crescimento de 110 milhões de novos usuários na comparação com 2020 (no mesmo período, a população mundial teve um aumento de 74 milhões). A previsão para 2025 é que esse número chegará a 4,59 bilhões.
Número de usuários de email em todo o mundo 2017-2025 (Publicado pelo Departamento de Pesquisa Statista, 19 de março de 2021)
Com base nisso, é bem provável que o público-alvo da sua empresa esteja entre essas pessoas, certo?
A história do Email Marketing começou no fim da década de 1970, quando o gerente de marketing da Digital Equipment Corp, Gary Thuerk 400 emails promovendo computadores da companhia, o que resultou em 13 milhões de dólares em vendas.
Mas foi nos anos 1990 que a internet massificou o Email Marketing.
Para fazer um Email Marketing efetivo e não acabar na caixa de spam, é importante seguir as boas práticas.
Isso abriu as portas para uma nova forma de comunicação, mas também fez surgir os indesejáveis spams — e, por consequência, as regras para proteger os consumidores dessa prática.
Nos anos 2000, tornou-se claro que pensar somente em enviar mais e mais emails, sem pensar no destinatário ou no conteúdo, não era suficiente para ter bons resultados.
Desde então, o mercado entendeu que para fazer um Email Marketing efetivo e não acabar na caixa de spam, é importante seguir as boas práticas.
O surgimento de tecnologias como os smartphones e de novas formas de relacionamento, como as redes sociais, teve impacto também sobre o Email Marketing.
No entanto, independentemente da tecnologia, sabemos que hoje é importante focar nas necessidades de cada usuário ao receber o email. Assim, o que iniciou como um meio de comunicação de massa mudou para uma estratégia de relacionamento com Leads e clientes.
Hoje as ferramentas de automação de marketing, como o Mailchip , permitem segmentações avançadas e a análise das mensagens enviadas, possibilitando uma abordagem estratégica do Email Marketing. Aqui você entenderá os motivos que tornam esses elementos essenciais para construção das suas ações com email.